quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Onde está ele?

Dando continuidade ao post anterior, vamos esclarecer cada item onde o marketing é utilizado.

Marketing de Bens

Aquele carro da propaganda que é exatamente como você sonhava, aquele refrigerante que dá vontade de beber só de olhar pra foto,  o aparelho de celular que tem tanta utilidade que você pode ir pra uma ilha deserta só com ele (só falta cozinhar pra você), aquela roupa da novela das nove e aquele óculos de sol, que vc nem imaginava antes, mas que agora enquanto você não o comprar não será um ser humano completo.  Pois é, é isso o que o marketing causa, uma necessidade de consumo.



Hoje em dia graças à internet, não apenas as indústrias vendem esses produtos, você mesmo da sua casa pode comercializar o que quiser e bem entender.

Marketing de Serviços

Este é muito utilizado principalmente nos Estados Unidos, correspondendo a 70% de sua economia. É quem corta seu cabelo e se diz o melhor pra fazer aquilo, a companhia aérea que envia ofertas para seu e-mail, aquele médico que se lembra do seu aniversário, que máximo isso! Restaurantes, advogados, engenheiros e muitos outros são um mix de bens e serviços. Como? Quando você entra no MC Donalds, você consome um bem mas também recebe um serviço, agilidade, bom atendimento e sorriso no rosto (tudo bem que nem todos são assim, mas vamos continuar...)



Marketing de Eventos

Muito utilizado no mundo e está em crescimento aqui no Brasil, é o grande boom do momento! As empresas estão agressivas neste segmento, e com toda razão. Com esta estratégia você atinge o público que te interesse, aquele que compra seus produtos ou que consomem seus serviços.

Eventos podem ser comerciais (shows, exposições, feiras...) ou institucionais (Palestras, Simpósios, reuniões), e para ser uma estratégia de marketing precisa ter um planejamento, se não será apenas um encontro de pessoas, não perca essa oportunidade!



Marketing de Experiência

Você sabe o que é isso? Nem eu! Estou brincando pessoal, mas esse não é muito comum. Hoje em dia é possível criar, apresentar e comercializar experiências.  Se você não sabe disso, muitas empresas já estão de olho nesta  ferramenta de marketing.

O marketing de Experiência cria a oportunidade das Marcas interagirem com o seu público, proporcionam experiências incríveis que terão impacto imediato a e em longo prazo nas vendas e promete alto índice de fidelização dos clientes.

Grandes empresas oferecem ações de experiências como um dia no SPA, trilhas, jantares, voo de balão, etc. Mas é preciso que seja uma coisa marcante, melhor do que ganhar uma TV ou um DVD numa promoção é dirigir um carro de F1, entenderam?

Existe também o mercado para experiências customizadas, como reger uma orquestra sinfônica por 10 minutos ou quem sabe jogar uma partidinha de futebol com o Ronaldinho (os flamenguistas iriam gostar desta opção).

Marketing Pessoal

Falando em Ronaldinho, o novo assunto é o Marketing de Pessoas,  muito comum em celebridades. Mas quem pensa que só artista que recorre ao profissional de Relações Públicas ou Marketeiro, está muito enganado!

Cada vez mais políticos, empresários, pequenos músicos, presidentes de empresas, procuram uma ajudinha no marketing pessoal. E através desta ferramenta conseguem se sobressair por algumas mudanças de atitude, postura, roupas e até mesmo por escândalos, aliás, isso tá sendo uma constante na vida de muito Pop Star pra se manter na mídia. Isso já virando: não basta ter talento, tem que ter um escandalozinho também. Até nisso existe orientação.




Marketing de Lugares

Ahhhh isso sim é uma coisa inspiradora... Quem nunca pegou um folheto e teve vontade de fugir de tudo pra cair naquela praia! É marketing de lugares, utilizado para atrair turistas, fábricas, sedes de empresas e novos moradores.

Se você for no exterior e pegar uma foto do Cristo Redentor, todos saberão que é no Brasil - Rio de Janeiro.

Quem não conhece ou já ouviu falar da Torre Eiffel em Paris? Acho que os franceses sabem muito bem do que estou falando...


Países, estados e cidades utilizam cada vez mais desta estratégia para se desenvolver e prosperar.

Até amanhã com o restante...


Diana Mazza

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