Marketing, uma palavra batida desse jeito, mas que gera muita dúvida na cabeça da maioria dos profissionais. Alguns profissionais de comunicação se dizem diretores de marketing e afins.
Acredito nessa possibilidade, mas um profissional de Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas conhecem apenas uma pequena ferramenta do Marketing: A comunicação.
Marketing é muito mais do que comunicação. É um conjunto de estratégias planejadas com uma execução cuidadosa. É uma ciência com arte!
Ele trabalha com cálculo e ao mesmo tempo com todo o lado criativo. Difícil unir essas duas partes do cérebro. Meu Deus, como ser um profissional completo dessa área?! Isso realmente é complicado...
Mas vamos por partes para não dar um nó na nossa cabeça.
Agora é moda nas grandes empresas contar com o profissional Chief marketing Officer (CMO), eu mesma sonho com um título desses hahaha... Mas não é um trabalho nada fácil.
Empresas grandes como Xerox, FIAT, KODAK, HAVAIANAS tiveram que repensar e muito o seu plano de negócio para não serem engolidas pela concorrência. Isso se deve ao alto nível de exigência dos consumidores, cada vez menos fiéis a marca.
Mas afinal, o que é marketing? Sabe quando você é um adolescente e fica encantado com um menino (a) e precisa de todo jeito conquistá-lo (a)? Todos nós sabemos. É quando descobrimos a sua música, cor, filme, esportes preferidos e vamos analisando aquele universo para quando surgir à oportunidade você está preparado para conquistar, dar o bote e ganhar aquela pessoa. Sim! Isso é marketing!
As empresas fazem isso, elas tentam identificar as suas necessidades através de pesquisas e hábitos de compras, e cria produtos e serviços de acordo com o que você deseja.
Marketing se aplica a bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. Mas isto é assunto para o próximo tópico, preciso ir tomar um café CAPITAL. Isso foi marketing? Hã? QUEM? CUMA?
Diana Mazza
Nenhum comentário:
Postar um comentário