Marketing de Organizações
As empresas, indústrias e Instituições trabalham para construir uma imagem sólida e positiva na mente do seu público.
Utilizam de um esforço de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Propaganda, soltando informações dirigidas para os seus diversos públicos.
O marketing é o grande diferencial de empresas do mesmo ramo, estratégias bem desenvolvidas e executadas fazem diferença independente do tamanho da empresa.
Posso citar o exemplo de David Camelo. Precisei assistir a uma palestra dele em Guarapari (ES) para acreditar como um homem sem estudo foi capaz de desenvolver as principais estratégias de Marketing em seu camelô no Rio de Janeiro.
Um homem que quase passou fome conseguiu com sua intuição e inteligência vencer as dificuldades e transformar sua barraquinha de doces em algo altamente lucrativo. Hoje ele lucra em torno de 700 reais por dia em sua barraca.
Isso foi só um exemplo de como o marketing pode ser utilizado em qualquer negócio. E essa palestra me rendeu boas histórias desse camelô, mais pra frente eu te conto...
Até a informação é um produto, pode ser comercializada. Escolas, Universidades, jornais, revistas, livros, sites e uma infinidade de produtos são vendidos como informação.
É um dos principais setores econômicos englobando a embalagem, produção e distribuição das informações.
A concorrência é grande, principalmente na internet, onde os sites ficam com uma melância na cabeça esperando o seu click, e a cada usuário que entra na página mais chances de potenciais patrocinadores a página ganha. E o usuário coitado, nem imagina...
Marketing de Ideias
Marketing é ideia! Quando a mulherada compra um creminho antiidade para os olhos, ela está comprando esperança de um rejuvenescimento.
Na TV vemos sempre o marketing de ideias, agora que estamos próximo ao carnaval a toda hora passam comerciais com idéias de que não podemos beber e dirigir, a importância do sexo seguro com camisinha, enfim, uma infinidade de venda de ideias e não de produtos.
Marketing de Propriedades
É utilizado para imóveis e bens financeiros, como títulos e ações. São estratégias utilizadas por imobiliárias que trabalham para os proprietários com o objetivo de vender casas, terrenos, salas comerciais.
No caso das Instituições de Investimentos e Instituições Bancárias, elas utilizam do marketing de produtos e serviços financeiros para pessoas físicas ou jurídicas.
Diana Mazza
Nenhum comentário:
Postar um comentário