terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Marketing? Ham? Quem? Cuma?

Marketing, uma palavra batida desse jeito, mas que gera muita dúvida na cabeça da maioria dos profissionais. Alguns profissionais de comunicação se dizem diretores de marketing e afins.

Acredito nessa possibilidade, mas um profissional de Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas conhecem apenas uma pequena ferramenta do Marketing:  A comunicação.

Marketing é muito mais do que comunicação. É um conjunto de estratégias planejadas com uma execução cuidadosa. É uma ciência com arte!

Ele trabalha com cálculo e ao mesmo tempo com todo o lado criativo. Difícil unir essas duas partes do cérebro. Meu Deus, como ser um profissional completo dessa área?! Isso realmente é complicado...

Mas vamos por partes para não dar um nó na nossa cabeça.

Agora é moda nas grandes empresas contar com o profissional Chief marketing Officer (CMO), eu mesma sonho com um título desses hahaha... Mas  não é um trabalho nada fácil.

Empresas grandes como Xerox, FIAT, KODAK, HAVAIANAS tiveram que repensar e muito o seu plano de negócio para não serem engolidas pela concorrência. Isso se deve ao alto nível de exigência dos consumidores, cada vez menos fiéis a marca.

Mas afinal, o que é marketing? Sabe quando você é um adolescente e fica encantado com um menino (a) e precisa de todo jeito conquistá-lo (a)? Todos nós sabemos. É quando descobrimos a sua música, cor, filme, esportes preferidos e vamos analisando aquele universo para quando surgir à oportunidade você está preparado para conquistar, dar o bote e ganhar aquela pessoa. Sim! Isso é marketing!

As empresas fazem isso, elas tentam identificar as suas necessidades através de pesquisas e hábitos de compras, e cria produtos e serviços de acordo com o que você deseja.

Marketing se aplica a bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. Mas isto é assunto para o próximo tópico, preciso ir tomar um café CAPITAL. Isso foi marketing? Hã? QUEM? CUMA?

Diana Mazza

Nenhum comentário:

Postar um comentário